Jump directly to the Content

News & Reporting

Mike Bickle confessa ter cometido “falhas morais” no passado, mas nega acusações de abuso sexual

O fundador da Casa Internacional de Oração se pronuncia pela primeira vez; ao mesmo tempo, o ministério promove uma investigação independente.
|
EnglishespañolFrançais简体中文繁體中文русскийУкраїнська
Mike Bickle confessa ter cometido “falhas morais” no passado, mas nega acusações de abuso sexual
Image: Courtesia da IHOPKC
Mike Bickle, fundador da IHOPKC

Mike Bickle, fundador da International House of Prayer Kansas City (IHOPKC), admitiu ter tido “comportamento inadequado” e cometido “falhas morais” há mais de 20 anos, mas afirma que as acusações de abuso sexual que surgiram contra ele em outubro são falsas.

Pela primeira vez, na terça-feira, Bickle se pronunciou publicamente sobre as recentes acusações de abuso, dizendo que havia se arrependido de seus “pecados do passado”, pedindo desculpas pela forma como a situação afetou sua família e seu ministério, e pedindo aos seguidores que não saíssem em sua defesa nas mídias on-line.

“Alguns podem estar se perguntando: por que só agora estou fazendo uma declaração pública, mais de 20 anos depois? É porque recentemente fui confrontado sobre coisas que eu disse ou fiz há mais de 20 anos — coisas que eu acreditava terem sido tratadas e que estavam debaixo do sangue de Jesus”, escreveu ele. “Como isso agora se tornou público, quero me arrepender publicamente.”

Um grupo de ex-líderes da IHOPKC divulgou uma declaração em outubro, dizendo que Bickle havia sido acusado de má conduta sexual “na qual o pacto matrimonial fora desonrado” e também que eles haviam ouvido testemunhos corroborados por “várias vítimas”. No TheRoys Report da semana passada, uma mulher alegou que Bickle abusou sexualmente dela, quando era estagiária na IHOPKC, há 27 anos.

Bickle está afastado do ministério desde 26 de outubro, enquanto os líderes da IHOPKC analisam as acusações. No domingo, após semanas de idas e vindas, a igreja anunciou que fará uma investigação promovida por uma entidade independente. Bickle disse que redigiu uma declaração em 28 de outubro, mas que foi aconselhado por um advogado a aguardar.

O fundador da IHOPKC, que tem 68 anos, não deu mais detalhes sobre seu “comportamento inapropriado” no passado, a não ser por dizer que não estava admitindo as “atividades sexuais mais intensas que alguns estão sugerindo”. Ele também se referiu a “falsas acusações” de abuso sexual.

Disse que já havia se arrependido “de forma rápida e sincera”, embora ainda estivesse entristecido por seu pecado.

No início do outono, um grupo de ex-líderes da IHOPKC — chamado pelo ministério de “grupo de ativistas” — tomou conhecimento de acusações contra Bickle que se estendiam por décadas.

Dwane Roberts e Brian Kim, que já haviam servido na equipe de liderança executiva e no conselho da IHOPKC, e Wes Martin, ex-pastor da Forerunner Christian Fellowship, disseram que tentaram se encontrar com Bickle diretamente, mas, depois de ele ter se recusado a fazer isso, levaram suas preocupações aos líderes da IHOPKC.

Os líderes, que pedem transparência e responsabilidade por parte da IHOPKC, acreditam que a confissão de Bickle sobre esse “comportamento inadequado” não basta.

“Isso é apenas uma fração daquilo pelo qual Mike é realmente culpado”, postou o pregador Joel Richardson. “Isso nada mais é do que uma jogada de sua assessoria”.

A IHOPKC contratou um novo porta-voz, Eric Volz, da David House, agência internacional de recursos para crises. Volz chamou a declaração de Bickle de “um passo na direção certa” e disse: “Temos claramente dois lados nessa história e é 100% por isso que precisamos de uma investigação independente”.

Bickle é uma figura importante no cristianismo carismático, e seu movimento de oração incentivou o surgimento de centenas de “casas de oração” em todo o mundo. No Brasil, a Casa de Oração de Florianópolis (FHOP) foi a primeira igreja a se distanciar de Bickle durante a investigação.

Bickle se referiu aos debates nas mídias sociais e ao desdém on-line em torno das acusações. Ele aconselhou a família e os amigos a não saírem em sua defesa e a não insultarem seus detratores. “Estou confiante de que o Senhor falará a respeito do que Ele vê e diz sobre mim no seu devido tempo”, disse Bickle.

A IHOPKC compartilhou nas mídias sociais a declaração dada por ele na terça-feira (12), e disse aos seguidores: “Por favor, continuem a orar...”

Bickle planeja continuar afastado do ministério público por um “período prolongado” e, possivelmente, por tempo indeterminado.

“Eu vejo isso como uma disciplina amorosa ‘protelada’ por Deus em minha vida (Hb 12.6, 11). Aguardarei outros líderes determinarem quanto tempo essa temporada vai durar — pode ser longa e pode até mesmo ser permanente”, diz ele em sua carta. “Só voltarei a me engajar em meu ministério de pregação se Deus confirmar isso por meio de outras pessoas.”

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 繁體中文 русский, and Українська. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]

April
Support Our Work

Subscribe to CT for less than $4.25/month

Read These Next

close