Leia Isaías 42.1-4 e Mateus 12.15-21

Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. (ISAÍAS 42.3)

Isaías e Mateus sabiam o que significa dizer que Jesus é o Príncipe da Paz. Quando Mateus descreve Jesus como aquele que cumpriu Isaías 42.1-4, vemos uma imagem do shalom, a palavra em hebraico para paz. Ao contrário de nossa compreensão muitas vezes estreita de paz como simplesmente “ausência de guerra”, o shalom abrange uma imagem ampla de como Deus faz certas todas as coisas erradas do mundo. Este shalom de Deus é uma paz que traz ordem a partir do caos e justiça em lugar da injustiça.

Isaías 42 começa apresentando o escolhido de Deus, o “meu servo”. Este é o primeiro dos que alguns chamam de Cânticos do Servo; os demais cânticos encontram-se nos capítulos 49.1-6, 50.4-9 e 52.13—53.12. Eles contam a história do servo de Deus decretando a salvação até os confins da terra (nos capítulos 42, 49, 50) e salvando o povo de Deus através do sofrimento do próprio servo (nos capítulos 52—53).

Aqui, em 42.1-4, o servo é aquele que Deus sustenta e em quem se deleita. Este servo traz alegria a Deus! O Espírito de Deus está sobre este servo, para que ele possa trazer justiça às nações. Esta não é uma mensagem de paz apenas para Israel, mas para o mundo inteiro.

É plausível se esperar que este servo cheio do Espírito seja altivo e orgulhoso do seu status de escolhido por Deus; em vez disso, porém, o que o caracteriza é a sua humildade. Ele não grita nas ruas; antes, cuida daqueles que estão sofrendo. Ele é alguém que consegue ver que um caniço está rachado — que uma pessoa está se sentindo pisoteada — mas não vai deixar que se quebre. É alguém que sustenta a pessoa que se sente como uma pequena vela prestes a se apagar, e não deixa que sua chama se apague. O que significa trazer paz para aqueles que mal estão se aguentando? A busca do servo por justiça é caracterizada por gentileza. Ele vê aqueles que passam por vulnerabilidades; e não vai deixá-los cair.

Boletins gratuitos

Mais boletins

Mateus 12 descreve como Jesus cumpre a profecia de Isaías. A princípio, pode parecer que Jesus está cumprindo essa profecia ao pedir a seus discípulos que fiquem calados (v. 16), mantendo um silêncio semelhante ao do servo, em Isaías 42. Mas se olharmos todo o capítulo, Mateus nos mostra algo diferente. Jesus, como servo, cuida daqueles que precisam de cura. Nas passagens anteriores e posteriores aos versículos 15-21, a ênfase está em como Jesus curava no sábado (v. 1-14), em como Jesus “curou a todos os doentes” (v. 15) e como curou um homem possuído pelo demônio, devolvendo-lhe a visão e a capacidade de falar (v. 22).

O tipo de paz que Jesus traz nos encontra nossos lugares mais fracos, transformando a injustiça em justiça, restaurando o que foi ferido. E ele faz isso com a gentileza de seu toque amoroso.

Beth Stovell ensina Antigo Testamento no Ambrose Seminary. É coeditora de Theodicy and Hope in the Book of the Twelve e autora dos comentários Minor Prophets I and II, no prelo.

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]