Leia Lucas 1.5-25

Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. (LUCAS 1.13)

O Antigo Testamento termina com uma promessa daquele que reconciliará os corações dos pais aos filhos. As palavras que encerram o livro de Malaquias ecoam através de séculos de silêncio. Durante o período de espera entre o Antigo e o Novo Testamentos, nosso Deus poderoso estava preparando o tumultuado cenário mundial para a vinda do Príncipe da Paz.

Há um tempo para tudo, e Lucas 1 consiste em uma intrincada tapeçaria de compromissos divinos. Seu cenário foi um tempo determinado na história: durante o reinado de Herodes. Zacarias foi designado para um dever sacerdotal daqueles que só se recebe uma vez na vida. Os longos anos de infertilidade de Isabel foram uma situação designada e impossível, que lançou as bases para a concepção milagrosa de João Batista. A linhagem sacerdotal do casal foi uma herança designada para criar um filho ungido. E Gabriel foi o mensageiro designado para anunciar o propósito que Deus havia designado para João Batista.

Quando eles eram jovens e estavam começando a vida juntos, é provável que Zacarias e Isabel fossem pessoas cheias de expectativas esperançosas sobre seu futuro. Contudo, à medida que os meses se transformavam em anos de infertilidade, a esperança de ter um filho diminuía e parecia um fardo de “desgraça” (Lucas 1.25).

Quando somos apresentados a este casal, eles já são “muito velhos”, embore continuem a andar com Deus. Essa fidelidade merece nossos elogios — em vez de críticas a Zacarias por seu momento de incredulidade. Afinal, esse homem envelhecido, com o passar do tempo, tinha se acostumado com o desapontamento.

Zacarias perseverou em oração, ao longo de anos aparentemente sombrios e de silêncio. Neste dia, porém, enquanto cumpria o dever sacerdotal de acender o fogo para queimar incenso, o anjo Gabriel apareceu-lhe e anunciou que Deus ouvira sua oração. Deus estava com Zacarias — mesmo quando o céu parecia estar em silêncio. A Luz do Mundo não havia se esquecido [da promessa]; estava soberanamente preparando a história para o tempo determinado.

Boletins gratuitos

Mais boletins

A história de Zacarias e Isabel nos oferece perspectiva em relação a nossos próprios tempos de espera. Somos lembrados de que nossas orações não têm prazo de validade. A fidelidade deste casal desdobrou-se em uma época de alegria vivificante, quando a promessa de Deus se cumpriu por meio de seu filho, aquele que seria o precursor do Messias.

Contudo, à medida que adentramos na história deles, vemos que também não há nenhum salto nesse periodo de décadas de infertilidade. Nós adentramos nessa parte dolorosa de suas vidas também. Pois é nesse período polongado de tristeza para eles que vemos a força de sua fé.

Isabel entendeu que, nesse milagre, Deus estava lhe mostrando seu especial favor. Muitos herois bíblicos não receberam, deste lado da eternidade, aquilo por que esperavam ou o que lhes tinha sido prometido (Hebreus 11.39). O cumprimento final da sua fé estava para além deles — como também está para nós. Neste Advento, em nossa espera, há um quadro maior sendo pintado — no tempo determinado por Deus. Emanuel — o Deus conosco — continua a ser fiel a suas promessas hoje.

Dorena Williamson é plantadora de igrejas, oradora e autora de ColorFull, The Celebration Place , Crowned with Glory e Brown Baby Jesus.

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]