O que significa ter esperança em tempos difíceis? A esperança é mais do que um sentimento; não é simplesmente estar sempre otimista ou ter uma atitude “esperançosa”. A Escritura nos oferece uma compreensão muito mais robusta de esperança. A esperança cristã tem peso, resiliência e propósito — e Deus é a sua fonte.

Deus, em “sua grande misericórdia [...] nos regenerou para uma esperança viva" (1Pe 1.3). E é o nosso “Deus da esperança” que nos permite “transbord[ar] de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15.13). Essa realidade não é verdadeira apenas em tempos de calmaria; na verdade, é em tempos difíceis e sombrios que a esperança mostra verdadeiramente seu valor.

Como Jay Y. Kim escreve em “A esperança é um salto de fé”,

é com isso que a esperança cristã se parece. Não ignora o medo, a ansiedade e a dúvida; antes, os confronta. Ela se mantém firme, agarrando-se à paz em meio ao caos. Através das muitas tempestades traiçoeiras da vida [...] a esperança cristã é impulsionada por algo maior que aconteceu, e por algo maior que vai acontecer novamente.

O projeto do Advento da CT em 2020 explora o tema da esperança, segundo ele se desenrola ao longo da história bíblica. Nessas reflexões devocionais diárias, meditaremos sobre a esperança do povo de Deus no Antigo Testamento, à medida que eles confiavam totalmente em Deus nas dificuldades e sofrimentos [Semana 1]. Veremos profecias e promessas de esperança que apontavam para o Primeiro Advento: a vinda do Messias [Semana 2]. Contemplaremos o milagre da esperança que irrompe na Encarnação, quando “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” como um bebê humano, envolto em faixas e deitado em uma manjedoura (Jo 1.14; Lc 2.12) . E refletiremos sobre nossa esperança na volta futura de Cristo — o Segundo Advento que esperamos — que traz perseverança, confiança e alegria para nossa vida cotidiana, apesar das dificuldades que possamos enfrentar [Semana 3 e Semana 4].

Essa é a nossa “esperança viva” ou a nossa “grande expectativa”, como diz a New Living Translation, uma versão bíblica em inglês. Nossa esperança é motivada por nossa expectativa confiante de que essa criança que nasceu virá um dia, novamente em glória, para restaurar tudo que está errado, e o seu reino não terá fim.

Kelli B. Trujillo

Traduzido por Erlon Oliveira

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and Galego. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]

Boletins gratuitos

Mais boletins