O púlpito é um local adequado para discutir política?

Guilherme de Carvalho: O púlpito é um lugar apropriado para o ensino da doutrina social bíblica e, quando for o caso, dos fundamentos bíblicos para uma teologia política cristã. Mas para política partidária, de jeito nenhum! O crente precisa ter a segurança de que a Palavra de Deus reinará no púlpito de sua igreja. Pastores não deveriam dar o púlpito a candidatos ou a políticos, nem usar o púlpito para declarar voto ou para recomendar partidos políticos.

Iza Vicente: O púlpito é lugar para pregar o Evangelho. Isso não quer dizer, porém, que a igreja não possa fomentar espaços de discussão e reflexão sobre política, o que é bem diferente de levar candidatos ao altar para receber bênção ou oração, o que, muitas vezes, é na verdade um endosso. Estou exercendo um mandato político, mas, durante a campanha, jamais subi no púlpito da minha igreja para me colocar como a melhor opção para os evangélicos.

Clique aqui para voltar para o artigo principal.

Ziel Machado: O púlpito é o lugar para se alimentar o povo de Deus, para ensiná-lo a viver como Deus quer. Então, em algum momento, a política aparecerá no púlpito também, pois a Palavra de Deus se relaciona com toda a vida.

O problema não é a política em si, mas como a política aparece no púlpito. Púlpito não é palanque eleitoral. Por isso, toda vez que o púlpito for usado como palanque ficará comprometido. Quando isso acontece, o nome de Deus está sendo tomado em vão. Além disso, pode ser visto como crime pela justiça eleitoral.

Jacira Monteiro: A igreja é um local de discutir política, pois os cristãos estão na polis e todos somos seres políticos. Contudo, sobre aquilo que a Bíblia se cala, nós, cristãos, não devemos especular nem inventar. A Bíblia não é de esquerda nem de direita; a visão bíblica de sociedade é muito superior aos modelos humanos que possuímos. Dessa forma, devemos, sim, falar de política, mas não violando a consciência dos nossos irmãos e irmãs.

Ricardo Barbosa: O púlpito da igreja pertence à Palavra de Deus.

Confira a biografia dos nossos entrevistados no artigo principal.

-

[ This article is also available in English. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]

Boletins gratuitos

Mais boletins