Leia João 1.19-34 e 3.22-30

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3.30)

Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir” (KJV). Lembro-me de ouvir esse versículo quando criança, e imaginar Jesus crescendo e crescendo cada vez mais, enquanto João Batista encolhia! O contexto da declaração de João esclarece seu significado: Os discípulos de João lhe disseram que “todos estão indo” até Jesus, então, João declara: “É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

O ministério de João Batista começou antes do de Jesus, de modo que João viu o número de seguidores de Jesus crescer do zero para muito mais do que os que ele mesmo tinha. Isso poderia ter partido o coração desse pregador, pois “toda a região da Judeia e todo o povo de Jerusalém” estavam indo para o deserto para ver João Batista (Marcos 1.5).

O Evangelho de João, no entanto, consistentemente descreve João Batista como uma mera testemunha — alguém que dá testemunho — da identidade e da grandeza de Jesus. Cada pedacinho das duas passagens que estamos vendo hoje nos mostra João explicando quem ele é, quem não é ou quem é Jesus. Líderes judeus de Jerusalém questionam João Batista sobre sua identidade, e ele nega ser qualquer tipo de Messias. Afirma que está apenas preparando o caminho para o Cristo. Sim, ele tem um ministério de batismo nas águas, mas seu status é muito inferior ao daquele que virá. João aponta Jesus como o cordeiro sacrificial de Deus, que tirará os pecados do mundo e mergulhará as pessoas no poder do Espírito Santo.

Mais tarde, quando os seguidores de Jesus ultrapassaram os de João Batista em número, este insiste em que isso é plenamente apropriado. Ele se compara a um simples padrinho de um casamento no qual o noivo é Jesus. A analogia de João em 3.29 é impressionante, particularmente quando entendemos seu contexto cultural. O costume judaico antigo exigia que o padrinho esperasse do lado de fora do quarto, quando a noiva e o noivo consumavam o casamento. Pela tradição, o noivo gritava de alegria para confirmar sua nova intimidade conjugal, e o padrinho compartilhava dessa alegria.

Boletins gratuitos

Mais boletins

A vida cristã consiste em se submeter cada vez mais a Jesus, o Deus Poderoso. Uma geração depois, Paulo diria em Filipenses 1.18 que “o importante é que de qualquer forma [...] , Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro”.

Eu me aposentei recentemente e preciso mais do que nunca aprender essa lição. Estar no centro das atenções não é o ponto. O ponto é humildemente engrandecer Jesus. É necessário que eu diminua.

Craig L. Blomberg é distinto professor emérito de Novo Testamento no Denver Seminary e autor de vários livros, entre eles seu comentário sobre Mateus e Interpreting parables.

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]